domingo, 29 de janeiro de 2012

Relacionamentos quebrados no Éden


Gênesis 2.23, 3.7
Quando o pecado entra no mundo, imediatamente, acontece quebra de relacionamentos. Até então, Adão e Eva estavam nu e não se envergonhavam um do outro, nem mesmo de se apresentar diante de Deus. Ao comer do fruto do qual Deus disse para não comerem, eles passam a ter vergonha de estar um diante do outro, e também diante de Deus.

Estabelece-se um ciclo de relacionamentos quebrados: quebra de relacionamento com Deus, quebra de relacionamento no casamento, quebra de relacionamento entre os seres humanos.

Mas, quais foram os passos que antecederam a queda? Como esses relacionamentos foram quebrados?
Deus criou Eva para ser companheira e auxiliadora de Adão. Fico me perguntando, qual o princípio que esse casal não compreendeu. Algumas observações precisam ser feitas:
·         Onde estava Adão, enquanto Eva conversava com a serpente?
·         Por que Eva estava conversando com a serpente ao invés de ajudar Adão?
·         Como Adão não percebeu a amizade entre Eva e uma serpente?
Essas são questões que a Bíblia não nos responde, mas refletem características essenciais do homem e da mulher.

Eva estava tão ávida de comunicação, que nem passou pela sua mente não ser normal uma serpente falante.
·         Adão, como um chefe de família, talvez estivesse tão ocupado com seu trabalho, que nem percebeu quem havia se tornado amiga e companheira de sua esposa Eva.
Relacionamentos estão chegando ao fim por essas duas razões:

Mulheres ansiosas por comunicação, acabam sendo levadas pela conversa da serpente. E onde estão seus maridos, enquanto isso? Eles simplesmente, têm muito trabalho a fazer, têm que trazer pão para dentro de casa. Quando chegam em casa, ao fim do dia, estão exaustos, estressados, e não podem ouvir o choro de uma criança, e nem mesmo têm disposição para conversar com a esposa e saber como foi o dia dela. Também não são capazes de comunicar com suas esposas em intimidade, expressando seus sentimentos de frustração, seus fracassos, medos e anseios, ou não colocam em palavras e ações o amor que têm por sua esposa, considerando que, assim, estarão em suas mãos e se tornarão vulneráveis.
Por outro lado, há mulheres que não se colocam ao lado de seus maridos, ajudando-os com as responsabilidades que têm, como uma fiel adjuntora. Mulheres incompreensivas, gastadeiras, exigem do marido que supram a casa financeiramente. Com isso, ficam carentes de outros suprimentos que devem vir do marido: suprimento emocional, comunicação, espiritual.

Quando Eva toma a decisão de seguir o conselho da serpente é porque a serpente já havia tomado conta do coração dela. A serpente já havia conquistado a confiança e amizade de Eva. Não sabemos quantas conversas houve entre a serpente e Eva, mas o fato é que, nem Adão e nem Eva estavam cumprindo o propósito que Deus havia estabelecido para eles. De alguma forma, Eva que deveria estar ao lado de seu marido, não estava. Por alguma outra razão, Adão que deveria se comunicar com Eva, expressando sua necessidade de tê-la ao seu lado, não o fez.
Porque nenhum dos dois estavam onde deveriam e com quem deveriam estar, o relacionamento entre homem e mulher, e entre Deus foi quebrado. Como resultado, eles passam a se envergonhar de si mesmos, sentem a necessidade de esconder quem realmente são.
Intimidade com Deus e entre homem e mulher era o plano original de Deus, é o que Deus estabeleceu para o casamento. Mas, o pecado destruiu isso. Pense se a vergonha de demonstrar quem você realmente é, o medo de não ser aceito com seus defeitos, não esta prejudicando relacionamento com Deus e com as pessoas que você ama.

As coisas não acontecem da noite para o dia em um relacionamento. Quando vai se deitar pra dormir está tudo bem, estão completamente apaixonados, e, na manhã seguinte, o amor simplesmente desapareceu. Então, alguém decide que não quer mais estar casado. Ou então, decide cometer um ato de adultério. Quando chega a esse ponto é porque muita coisa aconteceu no casamento, mas estavam tão ocupados consigo mesmos, suas exigências, expectativas e, não se deram conta de que estavam se perdendo, e “a serpente” começou a ter mais lugar entre os dois.
A única coisa a fazer é vencer o medo de se expor, ser transparente com o conjuge, mostrar quem você realmente é, o que tem feito. Quando vencer as barreiras que o pecado colocou dentro de si mesma, estarão caminhando em intimidade, cumprindo o propósito de Deus. Você vencerá seus medos e descobrirá que não há pessoas perfeitas e, assim, poderá se aceitar como realmente é, será capaz de aceitar os outros e reestabelecer sua comunhão com o Criador.

Mulher, não faça amizade com “a serpente”, procure se aproximar do homem que Deus colocou ao seu lado, seja sua fiel ajudadora. Você verá como pode fazer seu casamento melhorar.

Homem, não deixe sua esposa só, compartilhe com ela seus momentos, converse com ela, ouça e também fale do que vai em seu coração. Esteja sempre por perto, seja seu melhor amigo. Isso os levará a caminhar em intimidade e fortalecerá o amor e o relacionamento entre vocês. Dispense atenção que ela precisa, antes que “a serpente” se comunique com ela como você não está fazendo, e mais um relacionamento se quebre por descuido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Rogo-te que me mostres a tua glória"

"Então, ele(Moisés) disse: Rogo-te que me mostres a tua gloria." Quando penso em Moisés, vejo um homem cuja vida é marcada p...